O quadro teórico de uma dissertação: o que e como?


O objetivo de um quadro teórico

Depois de identificar sua declaração de problema e questões de pesquisa, é importante determinar quais teorias e idéias existem em relação ao assunto escolhido.
Ao apresentar esta informação, você enquadra sua pesquisa e mostra que conhece os conceitos, teorias e modelos fundamentais relacionados ao seu tópico.
As definições e modelos que você seleciona também dão sua direção de pesquisa, pois você continuará a desenvolver essas escolhas em diferentes estágios do seu projeto.
O quadro teórico também fornece justificação científica para sua investigação: mostra que sua pesquisa não está apenas a ser "diferente", mas que está fundamentada e baseada na teoria científica.

Como determinar o conteúdo de um quadro teórico

Conforme mencionado acima, é importante que você cite teorias e idéias existentes que sejam relevantes para o tema escolhido dentro do quadro teórico. Isso inclui a definição de termos-chave de sua declaração de problema e questões / hipóteses de pesquisa. Um primeiro passo importante é, portanto, identificar esses conceitos.

1. Selecione conceitos-chave

Exemplo de declaração de problemas e questões de pesquisa: a  empresa X está lutando com o problema de que muitos clientes on-line não retornam para fazer compras subseqüentes. A gerência quer aumentar a fidelidade do cliente e acredita que a melhoria da satisfação do cliente desempenhará um papel importante na consecução desse objetivo. Para investigar esse problema, você identificou e planeja se concentrar nas seguintes questões de problema, objetivo e pesquisa:
Problema : muitos clientes on-line não retornam para fazer compras subseqüentes.
Objetivo : aumentar a fidelidade do cliente e assim gerar mais receita.
Pergunta de pesquisa : "Como melhorar a satisfação dos clientes online da empresa X para aumentar a fidelidade do cliente?"
Sub-perguntas :
  1. "Qual é a relação entre fidelidade do cliente e satisfação do cliente?"
  2. "Quão satisfeitos e leais são os clientes online da empresa X atualmente?"
  3. "Quais fatores afetam a satisfação e a fidelidade dos clientes online da empresa X?"
Os conceitos de "fidelização do cliente" e "satisfação do cliente" são fundamentais para este estudo e serão medidos como parte da pesquisa. Como tal, eles são conceitos-chave para definir dentro do quadro teórico.

2. Definir e avaliar conceitos, teorias e modelos relevantes

Uma revisão da literatura é usada pela primeira vez para determinar como outros pesquisadores definiram esses conceitos-chave. Você deve então comparar criticamente as definições que os autores diferentes propuseram. O último passo é escolher a definição que melhor se adequa à sua pesquisa e justificar por que esse é o caso.
Também é importante indicar se existem links notáveis ​​entre esses conceitos.
Além disso, você deve descrever quaisquer teorias e modelos relevantes que se relacionem com seus conceitos-chave e argumentar por que você está ou não está aplicando-os para sua própria pesquisa.

3. Considere adicionar outros elementos ao seu quadro teórico

Dependendo do seu tema ou disciplina, uma revisão abrangente do estado de coisas em relação ao seu tópico de pesquisa também pode ser útil para incluir em seu quadro teórico.
Aqui é importante entender antecipadamente as expectativas de seu supervisor ou programa. Os problemas teóricos são mais propensos a exigir uma visão geral de "estado de coisas" do que mais problemas práticos.
Analisar o campo de pesquisa lhe dará uma idéia do que estudos similares analisaram e encontraram sobre o problema. Isso irá esclarecer a posição de sua pesquisa em relação ao conhecimento existente no campo.
Seguir estas etapas ajudará a garantir que você esteja apresentando uma visão geral sólida:
  • Descreva quais discussões sobre o assunto existem na literatura.
  • Explique quais métodos, teorias e modelos aplicaram outros autores. Ao fazê-lo, sempre discuta por que uma determinada teoria ou modelo é ou não apropriado para sua própria pesquisa.
  • Analise as semelhanças e diferenças entre sua própria pesquisa e estudos anteriores.
  • Explique como seu estudo aumenta o conhecimento que já existe no assunto.

Quais tipos de questões de pesquisa você pode responder dentro de um quadro teórico?

O quadro teórico pode ser usado para responder a questões de pesquisa descritiva que requerem apenas pesquisa de literatura (ou mesa). Por exemplo, a teoria é suficiente para responder a questão de pesquisa: "Qual é a relação entre fidelidade do cliente e satisfação do cliente?".
Em contrapartida, sub-perguntas como "Quão satisfeitos são os clientes online da empresa X atualmente?" não pode ser respondida no quadro teórico, dado que a pesquisa de campo é necessária.
O quadro teórico (e a revisão da literatura que serve como espinha dorsal) também podem ser usados ​​para analisar os achados e hipóteses existentes. Também pode ser usado para formular e avaliar hipóteses próprias, o que você poderá depois testar durante a pesquisa qualitativa ou quantitativa do seu estudo.

A estrutura do quadro teórico

Não há regras fixas para estruturar um quadro teórico. O importante é criar uma estrutura lógica. Uma maneira de fazer isso é aproveitar suas questões / hipóteses de pesquisa e alguns dos seus termos fundamentais.
Por exemplo, você pode criar uma seção ou parágrafo que analise cada questão, hipótese ou conceito-chave. Dentro desse texto, você poderia então explorar as teorias e modelos relevantes para esse item em particular.

Quanto tempo deve ser o quadro teórico?

As regras sobre o comprimento também não estão claras, mas um quadro teórico é, em média, de três a cinco páginas.
Para tornar as coisas mais claras, você pode achar útil incluir modelos ou outros gráficos dentro do quadro teórico. No entanto, se você estiver preocupado com o espaço, você pode colocar essas ilustrações em um apêndice (no qual você pode consultar no texto principal).

Exemplo de quadro teórico

Preparamos uma amostra de quadro teórico que lhe dará uma idéia do que esta parte importante de uma dissertação pode parecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como negociar opções binárias

Créditos do conteúdo Como negociar opções binárias aparece primeiro em Traders Brasil . 1. Opções binárias – o instrumento financeiro mais...