O que é um resumo?
- O resumo é um componente importante da sua tese. Apresentado no início da tese, é provável que a primeira descrição substancial de seu trabalho seja lida por um examinador externo. Você deve vê-lo como uma oportunidade para definir expectativas precisas.
- O resumo é um resumo de toda a tese.
- Ele apresenta todos os principais elementos do seu trabalho de forma altamente condensada.
- Um resumo muitas vezes funciona, juntamente com o título da tese, como um texto autônomo. Os resumu aparecem, sem o texto completo da tese, em índices bibliográficos como o PsycInfo.
- Eles também podem ser apresentados em anúncios do exame de tese. A maioria dos leitores que encontram seu resumo em um banco de dados bibliográfico ou recebem um e-mail anunciando sua apresentação de pesquisa nunca obterão o texto completo ou participarão da apresentação.
- Um resumo não é apenas uma introdução no sentido de um prefácio, preâmbulo ou organizador antecipado que prepara o leitor para a tese. Além dessa função, deve ser capaz de substituir toda a tese quando não há tempo e espaço suficientes para o texto completo.
Tamanho e Estrutura
- Atualmente, os tamanhos máximos para resumos submetidos ao Arquivo Nacional do Canadá são 150 palavras (tese de mestrado) e 350 palavras (dissertação de doutorado).
- Para preservar a coerência visual, você pode limitar o resumo da sua dissertação de doutorado a uma página de dois espaços, cerca de 280 palavras.
- A estrutura do resumo deve refletir a estrutura de toda a tese, e deve representar todos os seus principais elementos.
- Por exemplo, se a sua tese tem cinco capítulos (introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados, conclusão), deve haver uma ou mais sentenças atribuídas para resumir cada capítulo.
- Como na própria tese, suas perguntas de pesquisa são críticas para garantir que o resumo seja coerente e logicamente estruturado. Eles formam o esqueleto ao qual outros elementos aderem.
- Eles devem ser apresentados perto do início do resumo.
- Há apenas espaço para uma a três perguntas. Se houver mais de três grandes questões de pesquisa em sua tese, você deve considerar reestruturá-las, reduzindo algumas para o status subsidiário.
Não esqueça os resultados
- O erro mais comum nos resumos é o fracasso em apresentar resultados.
- A principal função de sua tese (e, por extensão, seu resumo) não é dizer aos leitores o que você fez, é para dizer o que você descobriu. Outras informações, como a conta de seus métodos de pesquisa, são necessárias principalmente para apoiar as reivindicações que você faz sobre seus resultados.
- Aproximadamente a última metade do resumo deve ser dedicada a resumir e interpretar seus resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário